Todos nós passamos horas seguidas ao computador. O trabalho intenso sem intervalos, pausas para descanso ou mudança de postura pode prejudicar a sua saúde de forma grave. É possível trabalhar com mais qualidade e maior segurança se tiver em conta algumas dicas ergonómicas. “Quanto mais longo for o dia de trabalho, maior é a probabilidade de se contrair problemas de coluna”, afirma Rui Garganta, Professor da Universidade do Porto.
Para começar, é necessário manter uma boa postura através da utilização de uma cadeira que tenha suporte para as suas costas, particularmente na zona lombar. Os seus pés devem estar apoiados no chão ou deverá recorrer a um suporte que o ajude a reduzir a pressão sobre as costas.
Deve evitar girar ou inclinar o tronco ou o pescoço para trabalhar. Opte por manter os seus ombos relaxados, com os cotovelos junto ao corpo. Evite apoiar os seus cotovelos na mesa ou numa superfície dura. Se necessário, deve recorrer ao uso de almofadas. Se passa muitas horas ao computador, tem de aprender a fazer pausas frequentes durante o dia.
Pode fazer também alguns alongamentos e, se possível, faça um a dois minutos de pausa em cada 15 ou 20 minutos e cinco minutos em cada hora. Deve também levantar-se da cadeira a cada duas a três horas. Aproveite para dar uma volta, beber um café ou realizar uma tarefa alternativa!
Deve tentar manter os seus dedos e articulações relaxadas enquanto digita e nunca segure numa caneta ou num lápis enquanto estiver a escrever ao computador.
Alguns estudos mostram que a maioria dos utilizadores de computador bate no teclado quatro vezes mais do que o necessário.
Tente ajustar o seu monitor, de modo a que, ao olhar para ele, o seu pescoço adopte uma posição confortável.
O monitor deve ficar directamente à sua frente e a parte superior deve estar em frente aos seus olhos. “Equipamentos de trabalho, como secretárias, ou cadeiras e domésticos, como a tábua de passar a ferro ou a banca da louça, nem sempre estão adaptados à nossa morfologia (tamanho) e podem causar ou agravar problemas”, comenta Rui Garganta.
Sabemos que não é fácil apreender todas estas regras mas não custa tentar... para melhorar a sua saúde e ganhar qualidade no trabalho!
Fonte: Médicos de Portugal