MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

RAIO X DIGITAL CHEGA A TODO O TERRITÓRIO BRITÂNICO

O Ministério da Saúde britânico concluiu com êxito o desenvolvimento de um projecto que tornou os exames de raio X completamente digitais. A partir de agora nenhum dos hospitais do Reino Unido faz estas análises no tradicional formato de película.

O projecto foi criado no âmbito do Serviço Nacional de Saúde + (NHS + ) britânico e integra um programa de Tecnologias de Informação para a saúde que conta com um orçamento total de 12.4 mil milhões de libras (cerca de 16.8 biliões de euros).

Deste modo todos os exames em que seja necessário tirar um raio X do paciente realizados nos hospitais do Reino Unido passam a ser digitais, o que permite não só reduzir os custos com material, mas também dar aos profissionais clínicos a possibilidade de acederem à informação através de um computador ou portátil em qualquer altura ou lugar.

De acordo com o Ministério da Saúde britânico esta tecnologia tem vindo a ser implementada há três anos, tendo já arquivado mais de 473 milhões de imagens, o que permitiu poupar uma média de cerca de 250 mil libras (339 mil euros) por ano.

Além destas vantagens o governo garante que esta tecnologia veio melhorar o processo de tomada de decisões clínicas e reduziu o tempo de espera entre o diagnóstico dos pacientes até ao início do respectivo tratamento.

Como avança em Comunicado + o secretário de Estado da Saúde do Reino Unido, Alan Johnson, ao afirmar que «os hospitais referem que o tempo que os radiologistas e técnicos de radiografia demoram a criar os relatórios para os médicos caiu para mais de metade», passando de «mais de seis dias para menos de três».

Este projecto é um dos mais emblemáticos do programa NHS IT, que tem sido bastante criticado por ainda estar bastante atrasado, nomeadamente um projecto que visa criar um ficheiro clínico electrónico para cada cidadão.

Fonte: IGOV