MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

SAMPAIO ELOGIA POLÍTICA DE SAÚDE

O antigo presidente da República, Jorge Sampaio + considera a política de Saúde do Governo "corajosa" e "correcta" na orientação, mas defende que o sistema de transportes de saúde tem que ser acautelado.




Segundo o actual representante da ONU + (Organização das Nações Unidas) para a Aliança de Civilizações, a "política de comunicação" na área da saúde "podia ser reforçada". "Havia reformas dolorosas a fazer sob pena de, a prazo, comprometermos a viabilidade financeira e a qualidade do Serviço Nacional de Saúde + ", afirma, numa entrevista de três páginas ao "Diário de Notícias".



Sampaio sublinha, todavia, que "há um complemento indispensável às reformas em curso, que é o sistema de transportes - neste campo, temos muito a fazer". "Se se encerra uma unidade de saúde em determinada localidade, por todas as boas razões - e, sobretudo com vista a assegurar ao doente Cuidados de saúde + de qualidade -, é indispensável, paralelamente, assegurar-lhe rápido e adequado transporte para o local onde vai ser tratado", explica.



O ex-presidente da República sublinha ainda que o futuro do país "depende da aposta na investigação e na inovação, na capacidade produtiva e da capacidade da iniciativa privada". E considera que o actual Governo "tem tido várias políticas sociais". "Não vamos cometer a injustiça de dizer que não", afirma.
Fonte: JN