MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

SUBNUTRIÇÃO CAUSA UM TERÇO DAS MORTES INFANTIS NO MUNDO

Estudos publicados na The Lancet apelam a acção urgente nalgumas regiões do globo




A subnutrição é responsável por mais de um terço das mortes de crianças com menos de cinco anos, em todo o Mundo. Um facto revelador da falta de coordenação dos vários Governos, doadores privados e organizações não governamentais. As conclusões são de uma série de cinco estudos publicados pela revista médica britânica The Lancet.






"Estes estudos concluem, não surpreendentemente, que o sistema internacional de nutrição está falido", comenta o editor da revista, Richard Horton.



"A liderança é ausente, os recursos escasseiam, a capacidade é frágil e os sistemas de emergência são urgentes", afirma.



As crianças subnutridas que conseguem sobreviver estão condenadas, de acordo com os estudos, a uma saúde frágil ao longo da vida, bem como a problemas de desenvolvimento que irão condicioná-las social e economicamente à medida que crescem.



"Concluimos que as lesões sofridas nos primeiros anos de vida conduzem a danos permanentes e podem também afectar as gerações futuras", explica Caroline Fall, epidemiologista da Universidade de Southampton.



A intervenção precoce, dizem os investigadores, é a chave para o problema. A promoção do aleitamento materno e o fornecimento de suplementos de vitamina A são exemplos, explicam, de programas que - se aplicados inicialmente - poderiam evitar 25% das mortes infantis nos 36 países que mais sofrem com a subnutrição.




Quatro regiões - África, Ásia, Pacífico ocidental e Médio Oriente - albergam quatro-quintos das crianças subnutridas do Mundo.


Fonte: SIC