MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

sábado, 16 de fevereiro de 2008

INVESTIGADORES PORTUGUESES RECEBEM PRÉMIO POR TRABALHO SOBRE O CANCRO DA TIRÓIDE

Prémio Prof. Edward Limbert + Spedm/Genzyme entregue a investigadores do IPATIMUP +
A edição de 2008 do Prémio Prof. Edward Limbert SPED + M/GENZYME foi entregue aos investigadores do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto + (IPATIMUP), Catarina Eloy e Sobrinho Simões (supervisão), por um trabalho na área do cancro da tiróide, que visa investigar a associação de determinadas proteínas à progressão desta neoplasia.



O trabalho de investigação “Study of the role played by the TGF-β dual effect in the progression of papillary thyroid carcinoma”, premiado com cinco mil euros, sugere que a via celular do TFG-beta se relaciona com a capacidade de metastização dos tumores. O projecto pretende confirmar este pressuposto, objectivando a identificação de novos marcadores que permitam a determinação do grau de risco e, consequentemente, de prognóstico.



De acordo com o comunicado divulgado, «este trabalho é bastante relevante para a saúde pública, uma vez que possibilita a definição de protocolos terapêuticos a adoptar, dependendo do grau de malignidade dos tumores, e a identificação de novos alvos terapêuticos. Isto permitirá poupar os doentes com bom prognóstico a tratamentos agressivos e tratar mais agressivamente os tumores com elevado potencial de malignidade».



O cancro da tiróide é um tumor maligno de crescimento localizado dentro da glândula tiroideia. Este tipo de tumores classificam-se de acordo com o grau de diferenciação das células, e com a sua origem tecidular, em carcinoma papilar, folicular, medular e anaplásico ou indiferenciado. Os carcinomas papilar e folicular são os mais frequentes e habitualmente considerados tumores bem diferenciados, pelo que se associam a melhor prognóstico. Os carcinomas medular e anaplásico têm um comportamento mais agressivo.



Quanto aos investigadores, Catarina Eloy é interna de Anatomia Patológica no Hospital de São João, professora convidada de Biopatologia na Faculdade de Medicina Dentária, investigadora no IPATIMUP e doutoranda na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Sobrinho Simões é professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e director do IPATIMUP.
Fonte: Sapo Saúde