MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

sábado, 16 de fevereiro de 2008

FÁRMACO PARA TRATAMENTO DE CANCRO RENAL E DE ESTÔMAGO AUMENTA FALHAS CARDÍACAS

Um estudo revelou que o fármaco oncológico Sutent (sunitinib), da Pfizer + , para o tratamento do cancro renal e de estômago, aumentou as falhas cardíacas em alguns pacientes.





Segundo o estudo realizado por investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford + , na Califórnia, e apresentado na conferência da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, 15 por cento dos pacientes que tomaram Sutent desenvolveu falha cardíaca, ainda que sublinhem que estes efeitos adversos podem ser modificados.



A equipa de investigadores estudou 48 pacientes com cancro renal ou com tumor do estroma gastrointestinal (GIST) que tomaram Sutent. Sete deles, ou 15 por cento, experimentaram falha cardíaca.



Segundo a Dra. Melinda Telli, os efeitos cardíacos adversos necessitam ser examinados cuidadosamente em ensaios futuros com sunitinib, para determinar os factores que colocam os pacientes em risco de ocorrer esta complicação. Esta informação irá permitir aos médicos administrar esta medicação de forma mais segura aos pacientes para quem os benefícios do tratamento claramente se sobrepõem aos riscos.



Esta investigação confirma outros estudos que sugerem que o fármaco provoca o risco, embora reversível, de efeitos secundários. O Sutent também tem demonstrado danificar as células do coração.



Isabel Marques

Fonte: Farmácia