MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

HIDRATAÇÃO DA PELE




Dra. Marta A. Pereira


A pele é o maior órgão do corpo humano e não apenas uma barreira "inerte". É um importante órgão sensorial e de interacção com o meio ambiente, regula o controlo das perdas de água e de calor, é o local de síntese da vitamina D, tem funções de defesa contra infecções e infestações e propriedades protectoras contra agentes irritantes, alergéneos e radiação ultravioleta.





A saúde da pele depende igualmente de uma alimentação equilibrada e da ingestão adequada de líquidos, nomeadamente de água mineral, devendo a sua quantidade ser adaptada às necessidades.




É também um importante órgão de contacto social e sexual, pelo que o prejuízo mais significativo das doenças cutâneas é sobretudo no bem-estar psicológico dos doentes.




Doenças desfigurantes da pele, cabelo ou unhas, podem resultar em perda da auto-estima, depressão e condicionar perspectivas de trabalho. Adicionalmente, os cancros de pele são as neoplasias mais comuns na população caucasiana e em número crescente nos últimos anos.




Os cosméticos e os produtos de cuidado da pele têm um papel importante na prevenção das doenças cutâneas e na manutenção da saúde da pele, nomeadamente por evitarem o envelhecimento.




O principal factor que contribui para o envelhecimento cutâneo precoce é a exposição solar, seja ela ocupacional ou recreacional. Outros factores que potenciam o envelhecimento causado pelo sol são o tabaco, factores ambientais e, presumivelmente, factores hormonais.




A rotina de cuidado diário da pele consiste no uso de um produto de limpeza, seguido de um adstringente e depois um hidratante.




Os produtos de limpeza destinam-se a remover o sebo, as células superficiais de descamação, as bactérias, os fungos e a sujidade ambiental, deixando íntegra a barreira lipídica cutânea.




A sua introdução nos rituais de higiene da pele permitiu a diminuição da prevalência de numerosas doenças contagiosas. Contudo, o seu uso excessivo, sobretudo nos países desenvolvidos, levou ao aparecimento de determinadas condições dermatológicas, como o eczema xerótico.




Este facto conduziu ao desenvolvimento de formulações menos agressivas para a barreira cutânea, indicadas para indivíduos com pele seca ou sensível.




Os adstringentes ou tónicos complementam a acção dos produtos de limpeza, sendo indicados sobretudo para a face. São geralmente líquidos e aplicados na pele com algodão. A sua composição é distinta consoante se destinam a pele seca ou oleosa.




Os hidratantes são concebidos para minimizar o dano da barreira cutânea induzido pelos produtos de limpeza, retardando a perda de água através da epiderme e promovendo a sua reparação.


A sua formulação deve ser adaptada ao tipo de pele e às suas necessidades específicas, nomeadamente quando em presença de dermatose. Na prevenção do fotoenvelhecimento, aconselha-se o uso diário de um fotoprotector nas áreas expostas e de tópicos com acção "renovadora" como a tretinoína ou os alfa-hidroxiácidos.




Alguns indivíduos exibem aumento da reactividade cutânea, particularmente da face e intolerância ao uso prolongado de cosméticos, uma condição frequentemente designada por "pele sensível".




Esta condição tem sido reconhecida como cada vez mais frequente na população em geral. Na maioria dos casos, as queixas são subjectivas, sem alterações cutâneas visíveis. Num inquérito realizado na população inglesa, 51% das mulheres e 38% dos homens consideravam ter pele sensível.




A abordagem destes doentes obriga à eliminação prolongada da maioria dos cosméticos e manutenção de um regime simples de cuidados com a pele. O dermatologista pode realizar testes cutâneos específicos que permitam identificar substâncias irritativas ou alérgicas em cada caso.








Dra. Marta A. Pereira, Dermatologista
Centro de Dermatologia Epidermis - Instituto CUF,
Serviço de Dermatologia, Hospital. de S. João, Porto


Fonte: Saúde em Revista