Toma da pílula: No mês passado, fui passar um fim-de-semana fora e esqueci-me de levar a pílula. Quando cheguei, tomei as três que me tinha esquecido (de manhã) e a do dia correspondente (à noite). Não sei se fiz bem. No entanto, como passaram três dias, apareceu-me o período.
Como continuei a tomar a pílula, a menstruação desapareceu e voltou novamente quando acabei a toma das pílulas. Não sei se o efeito desta foi cortado com a falta da toma dessas três, mas depois de aparecer o período nos sete dias de descanso, voltei à toma normal. Gostaria de saber se devo tomar a pílula do dia seguinte quando tenho relações sexuais e o preservativo rompe. Sexo feminino
Resposta:
Quando se esquece das tomas, não deve ingerir no mesmo dia as várias pílulas. É preferível tomar a pílula do dia seguinte nas 72h consecutivas á relação sexual. Espero que esteja tudo bem consigo, contudo se tem tendência a esquecer-se das tomas, aconselho o uso do implante contraceptivo intra-dermico .
Implante contraceptivo
Coloquei um implante contraceptivo que contém uma só hormona que é o etonogestrel que é similar ao progestagénio. Normalmente, tomo Giseng e Gingko Biloba, mas visto o Giseng ser considerado afrodisíaco, gostaria de saber se poderá diminuir a eficácia do implante ou se sabe de outras ervas que possam interferir com a eficácia do implante.
Sexo feminino
Resposta:
Esteja tranquila. Nenhum desses produtos interfere com a eficácia do implante que colocou. Á semelhança de outros contraceptivos hormonais, atenção ao uso de antibióticos e de alguns anti-inflamatórios.
Poderei estar grávida?
Tenho 16 anos e ando preocupada. Tive relações sexuais com o meu namorado. Correu tudo bem. Ele ejaculou e tirou o preservativo. Passado um tempo, voltamos a ter relações sexuais sem preservativo mas ele não ejaculou dentro de mim. Corro o risco de estar grávida?
Sexo feminino
Resposta:
Se se encontrava em período fértil quando teve relações sexuais, o risco de gravidez existe. A eficácia do preservativo é de cerca de 95 a 96%, neste caso agravado pelo facto de terem voltado a ter relações sexuais desprotegidas. Mesmo sem ejacular, o líquido de lubrificação poderá conter espermatozóides que ficaram da anterior ejaculação. Embora seja ainda muito jovem para já ter iniciado a sua vida sexual, pelo menos use protecção: preservativo sempre, mesmo nos preliminares dado que é o único método barreira face ás infecções sexualmente transmissíveis, método hormonal como protecção 99% face a uma gravidez indesejada.
Fonte: Jornal do Centro de Saúde