MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

terça-feira, 5 de maio de 2009

ENVELHECIMENTO ACTIVO: A ATITUDE PREVENTIVA DO AVC



Renata Gomes



Adoptar um estilo de vida saudável integrando uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico, são medidas de ouro que comprovam efeitos terapêuticos na Saúde do Idoso, e que constituem factores preventivos do Acidente Vascular Cerebral (AVC). O assunto será discutido no Congresso Anual PRACTICE 2009, sobre Prevenção e Reabilitação Activa com o Exercício, no dia 16 de Maio, na Faculdade de Medicina de Lisboa.






A organização do evento está a cargo do Club Clínica das Conchas e da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Especialistas nacionais nas áreas da Medicina, Psicologia, Fisioterapia e Exercício irão elucidar os presentes acerca da importância do exercício físico e de uma alimentação equilibrada na prevenção e reabilitação de algumas patologias no Idoso, como é o caso do Acidente Vascular Cerebral.





Segundo a Sociedade Portuguesa de AVC esta patologia mata cerca de 200 pessoas em cada 100.000 todos os anos. A hipertensão arterial, o tabagismo, a diabetes, as doenças de coração e o sedentarismo são consideradas as principais causas deste flagelo.





A Doutora Maria João Quintela, Chefe de Divisão de Saúde no Ciclo de Vida e em Ambientes Específicos da Direcção Geral de Saúde, refere, que "envelhecer com saúde, autonomia e independência, o mais tempo possível, reduzir as incapacidades e intervir numa recuperação global e precoce, são exigências de hoje a toda a consciência social, valorizando o potencial humano e económico dos nossos mais velhos e aproximando as facilidades às suas necessidades, numa perspectiva de capacitação e de cidadania integradora e responsável".





Num cenário prevalente de ocorrência de AVC's, a reabilitação assume um papel crucial na devolução da identidade ao Idoso e da sua rotina diária. O Dr. Jorge Lains, Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação, abordará neste Congresso, as implicações clínicas e a importância da reabilitação na qualidade de vida, após o Acidente Vascular Cerebral, na população Idosa.









A Saúde do Idoso será assim discutida no dia 16 de Maio onde a manhã será dedicada à Prevenção e a tarde à Reabilitação. Ambos os períodos serão encerrados com dois workshops à escolha do participante.









Fonte: Congresso PRACTICE 2009