MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

DESCOLAMENTO DE RETINA PODE CONDUZIR A PERDA DE VISÃO



Dra. Ana Fonseca

O descolamento de retina é uma urgência oftalmológica, que requer rápida intervenção cirúrgica para preservação da visão. Saiba quais os sinais de alarme.

A retina é a camada fotossensível que reveste a superfície interna do globo ocular, onde são focadas as imagens que vemos, funcionando como a película numa máquina fotográfica. Quando se descola, a retina afasta-se da camada subjacente, a coroideia, que lhe fornece nutrientes e oxigénio, ocorrendo perda celular. Quanto mais prolongado for esse afastamento, maior o risco de perda permanente de visão.

Felizmente, o descolamento de retina tem, com frequência, sintomas de alarme claros, que devem motivar o rápido recurso ao médico oftalmologista, de modo a permitir a atempada intervenção terapêutica. Os sintomas visuais característicos do descolamento de retina incluem: aumento gradual ou súbito de moscas volantes (pontos escuros, de formas diversas, móveis, que parecem flutuar no campo de visão), flashes luminosos (como relâmpagos ou flashes fotográficos), aparecimento de uma sombra ou cortina sobre uma determinada área do campo de visão e/ou turvação da visão.

Existem, essencialmente, três tipos de descolamento de retina: regmatógeno (o tipo mais comum), quando ocorre uma solução de continuidade - buraco ou rasgadura na retina -, através da qual se acumula líquido subretiniano, afastando-a das camadas subjacentes; a traccional caracteriza-se pela ocorrência de tecido fibrovascular na superfície retiniana que, como o nome indica, tracciona a retina, afastando-a das restantes estruturas; a exsudativo resulta da acumulação de liquido subretiniano, sem buraco ou rasgadura, relacionado com doenças inflamatórias e vasculares da retina.

Risco aumenta a partir dos 40 anos

O risco de descolamento de retina é, anualmente, de 5 para 100, aumentando em indivíduos com mais de 40 anos de idade. Estão em maior risco: altos míopes (mais de seis dioptrias), indivíduos com antecedentes de descolamento de retina no olho contralateral ou história familiar, após cirurgia de catarata, associado a outras doenças oculares (como retinopatia diabética) e após traumatismo ocular.

O tratamento do descolamento de retina é cirúrgico. Os buracos e rasgaduras retinianas, quando detectados antes do desenvolvimento do descolamento de retina, podem ser tratados por fotocoagulação laser ou criopexia. A fotocoagulação laser consiste na aplicação de múltiplas pequenas "queimaduras" em redor das soluções de continuidade retinianas, de modo a "soldar" a retina às estruturas subjacentes. Na criopexia aplica-se frio intenso de modo a "congelar" a retina na zona dos buracos e rasgaduras, levando à formação de uma cicatriz que vai levar à fixação das restantes estruturas.

No descolamento de retina, a escolha da técnica cirúrgica depende do tipo, do tamanho e da localização do descolamento. As técnicas actualmente disponíveis incluem: retinopexia penumática (injecção de um gás expansível na cavidade vítrea, que vai empurrar a retina para a sua posição natural), indentação escleral (aplicação na esclera de peças de silicone na zona de retina descolada, ou ao longo da circunferência do globo ocular, de modo a reduzir a tracção sobre a retina) e vitrectomia (extracção do conteúdo vítreo através de pequenas incisões esclerais, que pode ser substituídas por solução salina, gás expansível ou óleo de silicone, com o objectivo de manter aplicada a retina). Muitas vezes recorrem-se a múltiplas combinações das diferentes técnicas.

A cirurgia nem sempre é bem sucedida na reaplicação da retina, assim como a retina reaplicada não significa recuperação visual. O prognóstico visual depende essencialmente do tempo de evolução do descolamento de retina, e do envolvimento eventual da área de visão central, a mácula. Deste modo, é importante divulgar os sintomas e sinais de alarme, de modo a permitir o seu rápido reconhecimento e atempado recurso ao médico oftalmologista.

Fonte: Jornal do Centro de Saúde