MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

terça-feira, 16 de março de 2010

Como posso diminuir a minha pressão arterial?

José Soares

Num contexto nacional marcado por uma elevada prevalência e incidência de doenças cardiovasculares, importa reforçar a ideia de que é indispensável manter os níveis de pressão arterial dentro dos limites normais e seguir um estilo de vida saudável. Saiba como pode consegui-lo.



Diminuindo o peso se tem um índice de massa corporal (IMC)* superior a 24, para o caso das mulheres, e 25 para o caso dos homens. Se for demasiado pesado coloca demasiado stress no seu sistemacardiovascular. Quando perde peso, a suapressão arterial também diminui.


Alimente-se de forma saudável, diminuindo a ingestão de gorduras totais, gordura saturada, colesterol e sal. Aumente a ingestão de frutas, legumes e produtos com baixo teor de gordura. Para além da gordura, o sal tem um papel decisivo na PA. Diminua o sal nos alimentos cozinhados e nunca coloque o saleiro na mesa. É uma forma de diminuirmos a sua utilização. Lembre-se que em Portugal uma das maiores fontes de sal é o pão. Escolha pão com reduzida quantidade deste aditivo. Retire gradualmente a quantidade de sal e verá que em muito pouco tempo está completamente habituado ao sabor.


Seja fisicamente activo. A inactividade é um factor de risco importante para as doenças cardiovasculares. O exercício realizado de forma regular permite diminuições ligeiras mas significativas da PA. O exercício é benéfico por 2 razões: por um lado, estão descritas diminuições da PA até 12-24h após a realização de uma actividade física, i.e., pelo menos durante esse tempo estamos mais protegidos do ponto de vista cardiovascular. Por outro lado, o exercício é uma excelente forma de perder peso. Perdendo peso, diminuímos a PA. É um efeito indirecto mas de grande significado clínico.


Diminua a ingestão de álcool. Não mais que uma bebida por dia. Para além do efeito directo na PA, o álcool é altamente calórico. Um grama de hidratos decarbono corresponde a 4 Kcal, de lípidos 9Kcal e de álcool 7 Kcal. Percebe-se assim que quando queremos perder peso, por vezes cometemos o erro de diminuirmos severamente os hidratos de carbono e não cortarmos naquilo que é verdadeiramente calórico: gorduras e álcool.


Tome a medicação prescrita. Está demonstrado que uma das maiores causas de desregulação da PA é a interrupção e alteração na toma da medicação. Se tem fármacos prescritos, faça disso um ritual. Nunca esquecer e nunca alterar sem indicação médica. Mesmo que lhe sugiram tratamentos alternativos, nunca deixe a medicação, substituindo por um chá ou por uma pílula milagrosa, sem antes avisar o seu médico.


Controle periodicamente a sua PA. Existem hoje no mercado medidores da PA para uso doméstico de grande fiabilidade. O acompanhamento constante das flutuações da sua PA constitui-se um factor decisivo na detecção precoce dehipertensão arterial.


Respeite estes princípios e diminua de forma sustentada e saudável a sua PA, melhorando a sua saúde e diminuindo o risco de acidente cardiovascular.