MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

terça-feira, 16 de março de 2010

A postura corporal incorrecta provoca dores nas costas

Andreia Garcia

No âmbito da campanha Olhe pelas Suas Costas, a Associação para o Desenvolvimento da Ortopedia na Madeira aconselha algumas dicas posturais simples, de forma a prevenir as dores nas costas e as doenças que afectam a coluna que representam mais de 50 por cento das causas de incapacidade física e são uma das principais causas de ausência no trabalho em todo o mundo.



De acordo com o Dr. Mário Pereira, médicoortopedista, "o primeiro passo para aprevenção dos problemas da coluna vertebral nas pessoas que têm uma profissão que implique estar muito tempo sentado é manter a coluna bem apoiada, usando uma almofada lombar, apoio de pé ou elevando o monitor".


Um estudo recente elaborado pela empresa Spirituc - Investigação Aplicada indicou que para a maioria dos portugueses as dores nas costas provocam um mau estar geral(66,6 por cento), cansaço e fadiga (41,7 por cento) ou dores nos membros inferiores (20,6 por cento).
Na opinião dos inquiridos as dores nas costas devem-se principalmente ou a esforço excessivo (45,3 por cento) ou a má postura corporal (32,1 por cento).


A campanha Olhe pelas Suas Costas é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna, da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologiae da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia (SPNC). Para mais informações consulte o website: www.olhepelassuascostas.com.


Faça o download do Folheto (Documento associado.pdf)



Ficha técnica: Para a realização deste estudo, a empresa Spirituc-Investigação Aplicada, responsável pela investigação, inquiriu uma amostra de 602 pessoas que revelaram sofrer de dores nas costas, com mais de 18 anos, de ambos os géneros, residentes em território continental. A amostra apresenta uma margem de erro de 4,0 por cento para um intervalo de confiança de 95 por cento.

Documento associado (.pdf)