Próstata, testículos e pénis. Este é o trio de cancros que afecta o homem em regime de exclusividade. Qualquer um destes tumores tem uma influência hereditária, mas é o estilo de vida adoptado por cada homem que exerce um papel decisivo, determinando o seu desenvolvimento (ou não).
Especialistas de todo o mundo sublinham a importância da adopção de hábitos de vida saudáveis como maior aliado na prevenção e tratamento da doença oncológica.
Falamos de hábitos tão simples como deixar de Fumar + , seguir uma alimentação variada e equilibrada, incluir exercício na rotina habitual, estar atento a qualquer sintoma e, ainda mais importante, submeter-se a exames regulares (hábito pouco frequente entre os homens), para detectar um eventual tumor num estado precoce que permita uma evolução o mais favorável possível.
Em Portugal, o cancro da próstata mata mais de mil homens por ano. Descubra quem corre mais riscos, quais os sintomas mais comuns e os últimos avanços médicos feitos nesta área.
O cancro do testículo é o que mais afecta uma faixa mais jovem. Saiba como reconhecer os sintomas e como prevenir esta doença.
Apesar de ser menos frequente, o cancro do pénis também tem vindo a aumentar. Veja quem está mais sujeito, o que deve fazer para o evitar e o que está a ser feito para atacar o problema.
Texto: Fernanda Soares
Fonte: Sapo Saúde