Um instituto de Programação Neurolinguística vai ensinar as pessoas no Algarve a serem felizes a troco de 80 euros, num curso de um dia que começa quarta-feira na Quinta da Calma, em Almancil (Faro).
O «workshop» de um dia, que pela primeira vez se realiza no Algarve, é da iniciativa do Instituto Internacional de Programação Neurolinguística (INPNL), que se dedica ao estudo da estrutura subjectiva do ser humano e pretende ensinar técnicas de resolução de conflitos.
A Programação Neurolinguística (PNL), área da Psicologia de cariz prático, foca-se sobretudo na interacção entre a mente e a linguagem e como essa dinâmica afecta o comportamento e emoções do ser humano.
«Trata-se de perceber o que nos leva a ter determinados comportamentos e adoptar estratégias para alterá-los, desde que sejam um impedimento para a realização de objectivos», explicou à Lusa a orientadora do «workshop» no Algarve, Luzia Wittmann.
O curso de um dia, que custa 80 euros, servirá apenas de introdução ao tema da Programação Neurolinguística, antecedendo a realização de um curso básico de 180 horas, em Novembro, também na Quinta da Calma, mas que custa 1.500 euros.
De acordo com Luzia Wittmann, existem muitos empresários, técnicos da área do Desporto, consultores em Recursos Humanos e pessoas com responsabilidades de liderança que recorrem à terapia com PNL, que apesar de nascer da Psicologia, diverge dela em alguns pontos.
«Houve um presidente dos Estados Unidos e um elemento da Coroa Inglesa que receberam treinos em PNL, assim como Nelson Mandela, na altura em que esteve preso», disse à Lusa a ex-jornalista brasileira radicada em Portugal.
O objectivo base da PNL, acrescenta, é permitir que as pessoas utilizem as suas potencialidades para solucionar conflitos internos e externos, sentindo-se bem consigo próprias e aumentando a sua flexibilidade.
Criada na década de 1970 nos Estados Unidos, a PNL diverge da Psicologia por se focar mais na resolução dos problemas do que na sua origem, embora utilize também técnicas da Psicologia convencional, explica Luzia. «A PNL tem realmente conseguido mudar a vida das pessoas que fazem o curso», acrescenta, referindo que aquela área da psicologia é muito popular em países como a Alemanha, Inglaterra, França, Espanha e Brasil, encontrando-se a dar os primeiros passos em Portugal.
Para o final da tarde de hoje está prevista uma palestra gratuita sobre o tema na Quinta da Calma, em Almancil, no Algarve, que antecede o «workshop» que se realiza quarta-feira no mesmo local durante todo o dia.
O curso básico de 130 horas terá início a 17 de Novembro e estende-se por 16 dias, sendo ministrado durante os fins-de-semana.
O local escolhido, a Quinta da Calma, é um centro de terapias alternativas onde se pratica iôga e outras actividades orientais e onde é habitual também a realização de palestras e cursos de evolução pessoal.
Fonte: Diário Digital / Lusa