
Especialistas da Universidade John Hopkins anunciaram que o extracto das sementes dos brócolos, chamado sulforafane, reduz o endurecimento e as lesões da pele e aumenta a produção de enzimas que protegem as células da radiação.
Os brócolos contêm um índice elevado de hidratos de carbono, vitamina C, vitamina A, potássio, ácido fólico cálcio e ferro, que ajudam no combate a várias doenças.
Este vegetal contém também antioxidantes e fibras que impedem o aumento do colesterol e ajudam a regular o nível de açúcar e da insulina no sangue.
O grupo de especialistas administrou extracto de sementes de brócolos a seis pessoas, em doses diferentes e em várias partes da pele anteriormente exposta à radiação ultravioleta, e compararam a sua evolução com as zonas do corpo não tratadas.
Segundo o estudo, nas duas doses mais elevadas, o extracto reduziu o endurecimento e a inflamação da pele em cerca de 37 por cento.
«Este estudo demonstrou que o extracto de semente de brócolos tem resultados visíveis nos seres humanos», afirmou Paul Talalay, que confirmou que estes efeitos benéficos já tinham sido confirmados anteriormente em animais.
Paul Talalay adiantou, ainda, que esta descoberta pode ser particularmente importante para os indivíduos com problemas no sistema imunitário e com risco acrescido de vir a sofrer de cancro da pele.
No entanto, o especialista esclareceu que esta descoberta não é motivo para deixar de se utilizar protectores solares de índice elevado, já que são estes que impedem que a radiação solar penetre na pele.
Fonte: Diário Digital / Lusa