MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

FUMO DO TABACO É A MAIOR CAUSA DE POLUIÇÃO

O fumo do tabaco é a principal causa de poluição do ar na Europa, segundo um estudo europeu que mediu níveis de monóxido de carbono (CO) em fumadores e não fumadores, desenvolvido no âmbito da campanha "Help: Por uma vida sem tabaco", e que defende políticas anti-tabágicas mais restritivas.

As conclusões obtidas resultaram da medição dos níveis de exposição ao CO de 111.835 cidadãos fumadores e não fumadores dos 27 Estados-membros da União Europeia realizada durante eventos da referida campanha anti-tabágica.
Entre as pessoas avaliadas, 44 por cento eram fumadores e 56 por cento não fumadores. Cinco por cento das pessoas sujeitas à medição revelaram uma exposição prolongada ao tabaco nas 24 horas anteriores ao teste.
As medições Help-COmets (Carbon MonOxide measure of exposure to tobacco smoke) aos 49.392 fumadores testados durante a iniciativa permitiram verificar que quem fuma apresentou um nível médio de monóxido de carbono avaliado em 17,5 partes por milhão (ppm), o que representa cerca do dobro do nível máximo tolerado para a qualidade do ar nas cidades europeias. O estudo refere ainda que a taxa de monóxido de carbono observada nos que fumam poucos cigarros por dia (entre um a cinco) é mais elevada do que o nível máximo aceite para a qualidade do ar (8,5 ppm).
Por sua vez, o nível de monóxido de carbono detectado nos 62.433 não fumadores testados foi de 3,9 ppm, um valor que se verificou superior nos países onde é produzido mais CO pelos fumadores, realça o estudo.
O estudo destaca ainda que o valor da poluição é menor nos países europeus com políticas anti-tabaco mais restritivas e considera as medidas de aumento do preço do tabaco eficazes na diminuição do tabagismo e "na poluição causada pelo fumo do tabaco, com vista a proteger fumadores e não-fumadores".
A iniciativa de medição de CO, que a Comissão Europeia levou a cabo em 2006 e 2007, foi lançada pelo Comissário Europeu Markos Kyprianou a 29 de Março de 2006 e percorreu os 27 Estados-membros, integrada na campanha 'Help: Por uma vida sem tabaco'.
A maior parte dos testes foi desenvolvida em espaços públicos, em iniciativas abertas ao público sem imposição de limite de idade, sexo ou hábitos tabágicos, junto de 200 mil pessoas dos dois aos 106 anos, das quais 53 por cento eram do sexo masculino, situando-se a média de idades nos 32 anos.
O estudo europeu foi coordenado por Bertrand Dautzenbergm, professor de pneumologia no Hospital Pitié-Salpêtruère, em Paris, e coordenador da rede europeia de hospitais sem-fumo. A campanha publicitária da Comissão Europeia "HELP - Por uma vida sem tabaco" (www.help-eu.com) tem como objectivo convencer os cidadãos dos 27 países da UE, sobretudo os jovens, a não começarem ou a deixarem de fumar.
Fonte: Correio da Manhã