MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Portugal tem uma das mais baixas Comparticipações + de Analgésicos + da Europa

Associação lança alerta em Semana Europeia Contra a Dor
Portugal é um dos países europeus com mais baixa taxa de comparticipação de analgésicos, alertou o presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, que pretende que essa comparticipação aumente dos 37 para os 95%.

"A taxa de comparticipação de analgésicos em Portugal é muito baixa relativamente à da esmagadora maioria dos países europeus, já que em alguns países os analgésicos opióides são até gratuitos, com comparticipações de 100 %", comparou o médico José Romão, na data em que se assinala a Semana Europeia Contra a Dor. Para a Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, a comparticipação "adequada" para os analgésicos é de 95%, a máxima permitida pelo Ministério da Saúde + . "Não é aceitável que doentes com Dor Crónica não possam ser tratados por falta de recursos económicos", frisou José Romão.
Em Portugal, a baixa taxa de comparticipação dos analgésicos "contrasta" com a comparticipação de 69% dos Anti-inflamatórios + , que têm "muitos efeitos laterais que são potencialmente graves", como Hemorragias ou Úlceras Gástricas e Pépticas.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde + de 2004, o consumo de analgésicos opióides por pessoa em Portugal é seis vezes inferior ao de Espanha, 12 vezes inferior a França, 15 vezes a Alemanha e fica 20 vezes abaixo do registado no Reino Unido.
Fonte: Médicos na Internet