MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

REFORMADOS PASSAM A LICENCIADOS

Os conselheiros técnicos do governo são também aposentados.
A Madeira tem neste momento 564 licenciados no
Desemprego + , com inscrição feita no Instituto Regional de Emprego + . No entanto, uma das opções do Governo Regional tem sido a de contratar ou renovar os contratos a técnicos já aposentados com o argumento da experiência acumulada e do interesse público.
Pela via do Despacho, lavrado em Jornal Oficial da Região + , fica-se a saber que a situação de aposentação de vários técnicos vinculados à Função Pública nem sempre significa o fim da vida activa no sistema. Uma situação que atravessa as várias secretarias regionais, de certa forma indiferentes ao facto de estar à espera de colocação uma extensa lista de candidatos qualificados, para além daqueles que não têm inscrição feita no Instituto de Emprego e que continuam à procura de trabalho.
Os casos mais recentes de contratação de aposentados vêm da Secretaria Regional dos Assuntos Sociais + , embora seja extensível a outras secretarias e administração pública local (câmaras municipais). O DIÁRIO deu conta dos casos de Isabel Lencastre + , Nazaré Serra Alegra e Maria Martins. A situação mais recente é a da médica Isabel Mendonça que, apesar de ter passado à situação de aposentada a 1 de Outubro do ano transacto, vê agora o contrato renovado com o governo para assegurar a coordenação da investigação clínica da área da cardiologia. Uma decisão autorizada pelo presidente do Governo Regional, conforme Despacho publicado no Jornal Oficial do passado dia 26. Alberto João Jardim + alega o "manifesto e excepcional interesse público" para autorizar a contratação de Isabel Mendonça para as funções de coordenação da investigação clínica na cardiologia, em regime de contrato de trabalho a termo certo, por um período de um ano, com a retribuição equivalente à remuneração de um chefe de serviço da carreira médica hospitalar, com direito aos subsídios de refeição, de férias e de Natal, Insularidade + e incentivo à fixação na Região.
Confrontado com a mais recente contratação, o secretário Francisco Jardim Ramos + acha faz todo o sentido porque Isabel Mendonça "tem feito um trabalho de investigação muito importante na área da genética/relação com as Doenças cardiovasculares + ", premiado aliás nas últimas Jornadas Médicas das Ilhas Atlânticas. Um trabalho que "não pode ser interrompido e a Região só tem a agradecer a disponibilidade manifestada pela Dra. Isabel Mendonça para continuar esta investigação que dignifica a Madeira e abre perspectivas científicas muito interessantes".
Em relação a outras opções, Jardim Ramos enquadra-as na "necessidade de aproveitar o elevado capital de experiência acumulado".
Fonte: Diário de Notícias