MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

FÁRMACO PARA A OSTEOPOROSE PROVOCA REACÇÕES ADVERSAS GRAVES

Alerta da Agência Europeia Medicamento
A Agência Europeia do Medicamento alertou para o risco de reacções adversas de dois medicamentos comercializados em Portugal usados no tratamento da Osteoporose em mulheres pós-menopáusicas.

Os medicamentos Protelos e Ósseor (ranelato de estrôncio), comercializados em todos os países da União Europeia + (UE), provocaram 16 casos de "reacções adversas graves de hipersensibilidade", dois dos quais fatais, segundo um comunicado do INFARMED (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde).
Como medida de segurança, "a Agência Europeia do Medicamento (EMEA) recomenda a inclusão de importantes advertências, relativas ao risco de reacções adversas graves de hipersensibilidade, no Resumo das Características do Medicamento (RCM) e no Folheto Informativo (FI) dos medicamentos Protelos e Osseor", lê-se no comunicado.
Depois de uma avaliação realizada pelo CMUH, este organismo da Agência Europeia do Medicamento concluiu que "a utilização de Protelos/Osseor está associada a um risco aumentado de Sindroma de DRESS (uma condição rara mas grave)" e que por isso mesmo se recomenda às mulheres que usem este medicamento a parar de imediato o tratamento, caso surjam sintomas" e a "procurar aconselhamento médico". ALERT Life Sciences Computing, S.A.
Fonte: Médicos na Internet