Festa, música e solidariedade. Numa iniciativa do Diário de Notícias, amanhã, a partir das 09.00 e até às 20.00, decorre, uma vez mais, o Natal dos Hospitais. Esta é já a 61.ª edição desta iniciativa do DN, que, anualmente, desde que se iniciou, em 1944, leva aos hospitais e aos doentes portugueses um pouco da alegria e da festa que marca esta altura do ano.
A primeira dama, Maria Cavaco Silva + , estará presente no Centro de Medicina de Reabilitação, em Alcoitão, um dos locais a partir dos quais será feita este ano a transmissão em directo da festa.
Transmitida no canal 1 da RTP, logo a partir das 09.00, o desfile dos artistas e das estrelas do espectáculo segue em contínuo, com interrupção apenas para o espaço noticioso do jornal da 13.00, até ao final, pelas 20.00. A transmissão decorre a partir de Alcoitão, mas também de um centro hospitalar do Porto e de quatro outros hospitais distritais do País.
Este ano, uma novidade acentua o carácter de solidariedade que caracteriza esta iniciativa do DN desde que ela nasceu, há 61 anos. Trata-se da licitação de um quadro do pintor Nadir Afonso, Procissão em Veneza, cuja venda reverterá a favor da uma instituição de solidariedade social.
Entre os artistas que vão desfilar amanhã pelos palcos montados nas diferentes unidades hospitalares contam-se muito nomes bem conhecidos dos portugueses. Logo pelas 09.00, o espectáculo abre com a actuação do Coro dos Pequenos Cantores da Maia. Júlio Isidro, Eládio Clímaco e Carlos Ribeiro, estão entre os famosos da televisão que vão intervir na emissão. Na música a sucessão de nomes contempla todos os gostos. Vozes da Rádio, José Malhoa, Ágata, Quim Barreiros ou Tony Carreira são alguns exemplos. Mas haverá muito mais, entre apontamentos de humor e mensagens de diferentes personalidades. O Coro de Sto. Amaro de Oeiras encerra a festa.
Fonte: DN de Lisboa