
Os enfermeiros estão dignificados nos serviços de saúde na Região e é por isso que a Madeira é um exemplo a seguir pelo resto do país. A opinião é de José Correia Azevedo + , candidato a bastonário da Ordem dos Enfermeiros + (OE) nas eleições do próximo dia 13 de Dezembro, e que esteve ontem na Madeira para uma acção de campanha.
O candidato mostrou-se muito satisfeito com as condições de trabalho dos enfermeiros na Região e com a maneira como os próprios profissionais estão inseridos na sociedade. "As pessoas estão muito bem uniformizadas, muito atentas, muito satisfeitas, a acompanharem muito bem os doentes".
José Correia Azevedo visitou ontem os Hospitais da Cruz de Carvalho, dos Marmeleiros e João de Almada e ainda teve tempo para visitar três centros de saúde. No final da tarde esteve na sede da secção regional da OE e mostrou-se impressionado com o espaço. "É maravilhosa! É um edifício à altura dos enfermeiros", disse o candidato. Correia Azevedo enalteceu a forma como a classe está dinamizada na Região sem deixar de acrescentar que gostava de "importar o modelo regional para o continente".
Porém, embora não tenha encontrado 'problemas' na Região, Correia Azevedo pede que os colegas da Madeira, pelos quais diz ter "muita consideração", ajudem a sua candidatura, porque ao nível nacional, "a necessidade de mudar é urgente. Os enfermeiros não estão a participar muito no Serviço Nacional de Saúde + , ao contrário do que acontece aqui na Madeira", defende. O candidato, que tem longa experiência na liderança do Sindicato dos Enfermeiros, quer tentar mudar o actual quadro da OE porque, afirma, nos últimos oito anos a Ordem tem tido um papel muito pouco visível e "quase não se nota a sua presença", muito embora deva participar activamente nas políticas de saúde.
José Correia Azevedo tem boas expectativas para as eleições. "Tenho tido manifestações de carinho e apreço e de adesão à minha candidatura porque as pessoas querem dinâmica, querem mudar e não estão muito contentes com esta paz podre em que Ordem há oito anos tem estado mergulhada. É preciso agir", alerta o candidato.
Três candidatos
Às eleições para o mandato 2008/2011 da Ordem dos Enfermeiros (OE) apresentaram-se três candidatos a bastonário. José Correia Azevedo (Lista C), a actual bastonária Maria Augusta Sousa + (Lista D) e Carlos Vaz Folgado + (Lista E).
Para a secção regional da Madeira apresentou-se apenas uma lista, composta pelos actuais membros. Élvio Jesus + continuará assim como presidente ao nível regional.
No dia 13 de Dezembro, os enfermeiros da Região poderão votar em dois locais: no Hospital Central do Funchal + e na sede regional da OE.
Fonte: DN