"Seja Mais Rápido que um Enfarte e que um AVC" é o apelo lançado numa campanha decidida pela Coordenação Nacional para as Doenças Cardiovasculares, do Alto Comissariado para a Saúde. Cartazes, folhetos, publicidade em multibancos, rádios e televisões vão esclarecer sobre a importância de uma actuação imediata. O objectivo é poupar vidas e tornar mais eficazes os programas "via verde", que dão prioridade de atendimento nos hospitais aos doentes com sintomas de enfarte ou AVC.
Sobre o enfarte, os sinais de alarme referidos são dor no peito, que se estende ao pescoço, queixo, braços (sobretudo o esquerdo) ou costas, a que se junta mal-estar, suor frio, sensação de náusea ou vómitos. No caso de AVC pode ser significativa a falta de força num braço, a boca de lado ou dificuldade em falar.
Através de um melhor conhecimento destes sintomas, o Ministério da Saúde pretende levar as pessoas a não desvalorizarem os sinais. Cerca de 70% das mortes por AVC e aproximadamente 80% por enfarte agudo do miocárdio registam-se fora e antes da chegada ao hospital.
Fonte: JN