Realiza-se hoje a cerimónia de tomada de posse das Unidades Concelhias de Saúde Mental. No total, 13 equipas multidisciplinares preparam-se para fazer, «de forma mais célere e eficaz», o diagnóstico precoce e posterior acompanhamento médico das pessoas portadoras de Doença mental + .
A Região vai ter o apoio de 13 Unidades Concelhias de Saúde Mental para o diagnóstico precoce e posterior acompanhamento médico das pessoas com doença mental. As equipas multidisciplinares vão ser empossadas, numa cerimónia marcada para hoje, 11 de Janeiro, no Hospital Central do Funchal + .
No Funchal, adiantou ontem ao JM o psiquiatra Luís Filipe Fernandes + , responsável pelo Conselho Regional de Saúde Mental, haverá três equipas no terreno, nos centros de Saúde da Nazaré, Santo António e Bom Jesus.
As equipas, cada uma delas composta por um médico, um psicólogo, um Assistente social + , um enfermeiro e um administrativo, vão estar a funcionar em breve em todos os centros concelhios, mas ainda não há data prevista. Primeiro, as equipas vão frequentar acções de formação, agendadas para 24 de Janeiro (com psiquiatras que vêm de Portugal Continental) e 1 de Fevereiro (de gestão do trabalho em grupo).
Luís Filipe Fernandes realça a importância destas equipas concelhias: «Trabalhando, numa relação de proximidade com as pessoas, estas equipas acabam por ter um conhecimento mais específico das realidades em termos de saúde e doença mental». Por outro lado, refere o psiquiatra, é mais fácil, estabelecer parcerias com organismos locais como, por exemplo, autarquias, juntas de freguesias ou tribunais, de modo a fazerem o seu trabalho com maior rigor.
O objectivo destas equipas não incide apenas no diagnóstico precoce e tratamento de doentes mentais, mas também visa «promover a Saúde Mental».
Fonte: JM