MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

sábado, 27 de junho de 2009

"O ENJOO DE MOVIMENTO RESULTA DE UM CONFLITO SENSORIAL"



Andreia Pereira



Se é daquelas pessoas que enjoa frequentemente em viagens de avião, saiba como controlar este desconforto. Em entrevista ao Jornal do Centro de Saúde, a Dr.ª Anabela Jorge, directora-adjunta do Serviço de Medicina Geral e Familiar da Unidade de Cuidados Integrados de Saúde (Grupo TAP), esclarece as principais dúvidas.






O que é o enjoo do movimento?





O enjoo de movimento resulta de um conflito sensorial, quando a percepção visual não é concordante com a percepção de movimento, por exemplo, a visão indica movimento, mas o corpo permanece imóvel, o que acontece nas viagens de transporte.






E este conflito ocorre porquê?





O cérebro integra a informação proveniente de vários sentidos para determinar a orientação e o movimento do corpo em relação ao ambiente exterior, incluindo o olho, o ouvido interno e outras áreas do sistema nervoso responsáveis pelo equilíbrio. Durante os movimentos do corpo, é esperado que a alteração do campo visual seja concordante com o movimento. Nas viagens de avião, os movimentos verticais parecem desencadear o enjoo, nomeadamente em situação de turbulência.






Há estatísticas relativamente ao número de pessoas que sofre deste problema?





As estatísticas são escassas relativamente à ocorrência desta situação nos voos comerciais. Mas, segundo os dados disponíveis, em termos globais para qualquer aeronave ocorrerá em cerca de 8% dos passageiros. Actualmente, os aviões comerciais têm cabines pressurizadas que permitem voar a altitudes de cruzeiro acima dos efeitos atmosféricos meteorológicos, com menor turbulência e, consequentemente, menor predisposição para desencadear sintomas de enjoo de movimento.






Quais as principais queixas apresentadas para o enjoo do movimento?





Há uma série de sinais e sintomas, dos quais os mais precoces podem ser a sensação de cansaço, falta de ar, tonturas e dor de cabeça. De seguida, surgem as náuseas que podem ser acompanhadas de palidez, suores e, eventualmente, conduzir a vómitos. Estes sintomas não são específicos, sendo comuns a outras patologias.






Pode-se evitar o enjoo durante a viagem?





Existem medicamentos que podem ser dados de forma preventiva para diminuir a probabilidade de ocorrência de sintomas, mas a medicação nem sempre é eficaz. O passageiro deve aconselhar-se previamente com o seu médico quanto às opções terapêuticas disponíveis e adequadas ao seu perfil, já que é necessário ter em conta possíveis efeitos secundários e interacções com outros medicamentos que esteja a tomar.



Os mais vulneráveis





Embora existam "umas pessoas mais susceptíveis que outras", o enjoo do movimento afecta mais frequentemente os seguintes grupos:





- Crianças com mais de dois anos até à adolescência;





- As mulheres são mais susceptíveis que os homens;





- Grupo de doentes cuja patologia inclua manifestações como náuseas e vómitos ou na sequência de tratamentos como radioterapia ou quimioterapia;





- Pessoas que ficam ansiosas com as viagens de avião ou manifestam medo de voar.









Cuidados durante a viagem





- Evitar movimentos bruscos da cabeça, se possível mantê-la imóvel e encostada ao apoio da cadeira;





- Promover actividades de distracção mental. Os estudos revelam que ler um livro, ver um filme ou usar de qualquer outro entretenimento diminui o enjoo, face aos passageiros que não fazem nada durante a viagem;





- Se ocorrerem sintomas durante a viagem e o passageiro não tiver medicação para o enjoo, deve informar a assistente ou comissário de bordo, dado que habitualmente as companhias aéreas possuem malas de primeiros socorros com medicação para este efeito.








Fonte: Jornal do Centro de Saúde