MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

quinta-feira, 4 de junho de 2009

"SAÚDE EM MOVIMENTO" - INFORMAR E ACONSELHAR SOBRE A DISFUNÇÃO ERÉCTIL





Pelo segundo ano a iniciativa "Saúde em Movimento" ruma à Europa tendo como ponto de partida várias cidades portuguesas. Depois de Lisboa e Aveiro terem recebido nos passados dias a Unidade Móvel Saúde em Movimento, chegou a vez do Porto. Nos dias 4 e 5 de Junho, entre as 8h00 e as 19h00, na Praça dos Leões, uma equipa de profissionais de saúde composta por psicólogos e enfermeiros vai continuar a informar e aconselhar quem procura soluções para problemas relacionados com a Disfunção Eréctil, Diabetes e Hipertensão.








O roteiro nacional termina no Porto, de onde a Unidade Móvel parte para a Holanda, Polónia, Roménia e Espanha.





O êxito da iniciativa "Saúde em Movimento", que teve início em Portugal há seis anos, estende-se pelo segundo ano consecutivo a outras cidades europeias. Em Portugal e por todo o Velho Continente, a unidade Móvel será um espaço de informação e esclarecimento. Informar e elucidar a população sobre a disfunção eréctil, as suas causas e quebrar alguns dos tabus que lhe estão associados são os principais objectivos desta iniciativa.







«Em Portugal estima-se em cerca de meio milhão os Homens que sofrem de Disfunção Eréctil. Desses, apenas 10% a 20% estão diagnosticados e cerca 10% estão em tratamento, o que significa que há pelo menos, 450 mil que ainda sofrem em silêncio», explica Jorge Rocha Mendes, médico urologista e Presidente da Sociedade Portuguesa de Andrologia.







Jorge Rocha Mendes acrescenta ainda, «A disfunção eréctil é hoje em dia encarada como um sinal de alerta de uma possível doença cardiovascular, e deve ser encarada como tal. Para além disso, a DE pode ter graves repercussões na qualidade de vida do homem e do próprio casal. Muitas vezes, as pessoas não sabem como fazer para iniciar o tratamento. Estas iniciativas de sensibilização são muito importantes na medida em que são fundamentais para alertar e sensibilizar os casais e mostrar-lhe que há tratamentos disponíveis», acrescenta.







A Unidade Móvel de Apoio e Aconselhamento termina o roteiro nacional no Porto, nos dias 4 e 5 de Junho, na Praça Parada Leitão, de onde parte para a Holanda. Além fronteiras a Unidade Móvel de Apoio e Aconselhamento estará presente na Holanda entre os dias 9 e 16 de Junho seguindo-se a Polónia, nos dias 19 e 23 de Junho. A Roménia recebe esta iniciativa durante cinco dias, entre 26 e 30 de Junho antes de encerrar o seu percurso pela Europa, na vizinha Espanha onde a Unidade Móvel de Apoio e Aconselhamento estará de 6 a 10 de Julho.







"Saúde em Movimento" é uma iniciativa de sensibilização e informação sobre disfunção eréctil que a nível europeu é apoiada pela Lilly e em Portugal é promovida pela Sociedade Portuguesa de Andrologia (SPA).







Para mais informações pode ainda consultar o www.vivebem.com, www.amardenovo.com ou http://www.spandrologia.pt/.






A Disfunção Eréctil (DE) é definida como a incapacidade em atingir ou manter uma erecção suficiente para manter uma relação sexual. Estima-se que aproximadamente 189 milhões de homens em todo o mundo sofrem de DE. Especialistas acreditam que cerca de 80 a 90% dos casos de DE estão relacionados com situações clínicas como a hipertensão, a diabetes, a hiperlipidémia e o tabagismo, podendo ainda estar associada a outros factores como lesões neurológicas (prostatectomia e utilização de fármacos. Os restantes 10 a 20% estão associados a factores psicossociais. Em Portugal a disfunção eréctil é uma patologia com alta prevalência, que afecta aproximadamente 500 mil homens.










Fonte: MultiCom